quinta-feira, 29 de junho de 2017

"Viagem ao Centro da Terra" do Centro Escolar de Vila Verde na Feira de Ciência na Hungria

Foi inaugurada hoje em Debrcen, na Hungria, a Feira de Ciência a nível Europeu, Science on Stage, uma plataforma Europeia, de partilha de conhecimentos e boas práticas, para Professores. O Centro Escolar de Vila Verde, através da Profª Liliana Fernandes, participa como Projeto "Viagem ao Centro da Terra".
O projeto "Viagem ao Centro da Terra" foi implementado no ano letivo transato na turma A do 3º ano. No presente ano letivo deu-se continuidade com a mesma turma, já de 4º ano de escolaridade, aprofundando-se alguns desafios e pesquisas, bem como introduzindo a componente de robótica e drones, na aula de Programação e Robótica, em regime de AEC. Os alunos partem da leitura da Obra “Viagem ao Centro da Terra”, escrita por Júlio Verne (versão adaptada à infância), na aula de Português. Da leitura da obra vem a primeira questão, o que é real e o que é ficção? Partindo da leitura, capítulo a capítulo, os alunos são desafiados a cumprir uma série de desafios, com elevada incidência na pesquisa autónoma e consequente partilha de conhecimentos (metodologia de Inquiry). Os desafios funcionam numa perspetiva interdisciplinar, tendo os alunos que cumprir tarefas relacionadas com as expressões, Português, Matemática e Estudo do Meio, bem como Programação e Robótica. As tarefas compreendem atividades como a construção de fantoches das personagens, tendo por base os retratos físico e psicológico feitos pelo narrador, à pesquisa da dieta alimentar dos países nórdicos, passando pela evolução dos meios de transporte, planificação e construção de protótipos de meios de transporte adequados a esta viagem, pesquisas acerca da vida no tempo dos dinossauros e construção de maquetes alusivas… No âmbito da programação e robótica, os alunos construíram modelos de teste, recorrendo a robots LEGO We Do 2.0, e testaram soluções de transporte e pesquisa utilizando mini-drones Parrot (hydrofoil e Jumping Sumo), programando-os com a APP da marca e com recurso ao Tynker.
Ao longo do projeto privilegiou-se a utilização de materiais reciclados sempre que foi possível, como forma de promoção de atitudes de proteção da natureza. 
Participam neste evento cerca de 400 professores da Europa, Canadá, Marrocos e Egipto para partilharem as boas práticas de cada país. 





Sem comentários: