domingo, 28 de janeiro de 2018

CEVV MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO DOS REIS

O Cantar dos Reis é uma antiga tradição celebrada no dia de Reis. Durante a noite do dia 6 de Janeiro vários grupos de pessoas, utilizando pandeiretas, bombos, flautas, violas, etc, percorriam as ruas da aldeia, vila ou cidade dançando e tocando em procissões e cantavam às portas das casas invocando os reis Magos que visitavam o Menino Jesus. Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam os reis (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, presunto, morcela, etc.). Por comodidade, é hoje costume dar-se dinheiro, que irá servir para uso coletivo, principalmente quando o grupo é organizado para determinado fim.
Ao contrário dos cantares das Janeiras (músicas simples, habitualmente à volta de quadras simples que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores que contribuíram) e que se estendem até dia 6, Dia de Reis ou Epifania, os Cantares dos Reis prolongam-se durante todo o mês de janeiro.
O Centro Escolar de Vila Verde mais uma vez manteve viva a tradição e no átrio da escola foram cantados os reis por todos os alunos e professores e ainda pelas Assistentes Operacionais. Este encontro serviu também para definir quem representaria o CEVV no VI Encontro de Reis que se realizou na EB de Soutelo.
O 4º ano, como habitualmente levaram os reis ao centro da vila e angariaram verbas para a respetiva visita de estudo final a realizar-se em junho. Um agradecimento a todos quantos com eles colaboraram e ajudaram a manter viva esta tradição secular.












Sem comentários: