segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Era uma vez o abade de Priscos...

Para culminar o subtema do projeto deste período: “Saberes e sabores da nossa terra”, o pai de uma aluna do 3º B veio à respetiva turma apresentar a história: “Era uma vez o abade de Priscos”. Este livro foi lançado recentemente e é dedicado aos vilaverdenses. A obra retrata alguns episódios engraçados da vida deste padre.

O senhor Laurentino pertence à Confraria Gastronómica do Abade e contou muito bem esta história. Este abade era natural de Turiz, mas viveu muitos anos em Priscos onde descobriu várias receitas originais e famosas como a “sopa seca” e o “pudim abade de Priscos”.

Com esta apresentação ficamos a saber que a confraria defende os produtos da nossa região e valoriza e divulga a boa gastronomia, onde são utilizados ingredientes naturais e saudáveis na sua confeção.

Alunos do 3º B

E agora uma das passagens mais engraçadas, do livro, que aconselhamos a ler.

Esta história passa-se em Priscos, já lá vão muitos anos. É sobre um abade que gostava de cozinhar e tinha segredos nas suas receitas culinárias. Ele tinha uma casa com uma cozinha muito grande, onde experimentava as misturas de ingredientes.

Certo dia, o dono de uma estalagem ouviu falar das especialidades do abade e pensou para si próprio num plano que era: “enquanto o abade está atarefado, vou roubar-lhe o livro de receitas”. Mal o pensou, logo saiu da estalagem e foi até à casa do abade.

Chegou lá e espreitou pela janela, na tentativa de conseguir o livro secreto. Mas o abade tinha uma criada que reparou que alguém andava a rondar a casa e foi avisá-lo:

- Senhor abade, está alguém escondido nos arbustos. Quer que solte os cães?

O abade acalmou-a dizendo:

- Deixa lá! Não soltes os cães, porque vamos enganá-lo. Eu vou escrever a receita da sopa seca com os ingredientes todos trocados.

De seguida, o abade pôs o livro falso em cima da secretária e foi dormir. O dono da estalagem foi lá naquela hora e roubou-lho.

Quando chegou à estalagem fez a receita e deu-a aos clientes, mas eles detestaram a comida! Estava muito picante e muito salgada.

O senhor aprendeu uma lição e nunca mais deve ter voltado a fazer o mesmo.

Ana Luísa, Beatriz, Maria Teresa e Simão

Sem comentários: