quinta-feira, 29 de junho de 2017

"Viagem ao Centro da Terra" do Centro Escolar de Vila Verde na Feira de Ciência na Hungria

Foi inaugurada hoje em Debrcen, na Hungria, a Feira de Ciência a nível Europeu, Science on Stage, uma plataforma Europeia, de partilha de conhecimentos e boas práticas, para Professores. O Centro Escolar de Vila Verde, através da Profª Liliana Fernandes, participa como Projeto "Viagem ao Centro da Terra".
O projeto "Viagem ao Centro da Terra" foi implementado no ano letivo transato na turma A do 3º ano. No presente ano letivo deu-se continuidade com a mesma turma, já de 4º ano de escolaridade, aprofundando-se alguns desafios e pesquisas, bem como introduzindo a componente de robótica e drones, na aula de Programação e Robótica, em regime de AEC. Os alunos partem da leitura da Obra “Viagem ao Centro da Terra”, escrita por Júlio Verne (versão adaptada à infância), na aula de Português. Da leitura da obra vem a primeira questão, o que é real e o que é ficção? Partindo da leitura, capítulo a capítulo, os alunos são desafiados a cumprir uma série de desafios, com elevada incidência na pesquisa autónoma e consequente partilha de conhecimentos (metodologia de Inquiry). Os desafios funcionam numa perspetiva interdisciplinar, tendo os alunos que cumprir tarefas relacionadas com as expressões, Português, Matemática e Estudo do Meio, bem como Programação e Robótica. As tarefas compreendem atividades como a construção de fantoches das personagens, tendo por base os retratos físico e psicológico feitos pelo narrador, à pesquisa da dieta alimentar dos países nórdicos, passando pela evolução dos meios de transporte, planificação e construção de protótipos de meios de transporte adequados a esta viagem, pesquisas acerca da vida no tempo dos dinossauros e construção de maquetes alusivas… No âmbito da programação e robótica, os alunos construíram modelos de teste, recorrendo a robots LEGO We Do 2.0, e testaram soluções de transporte e pesquisa utilizando mini-drones Parrot (hydrofoil e Jumping Sumo), programando-os com a APP da marca e com recurso ao Tynker.
Ao longo do projeto privilegiou-se a utilização de materiais reciclados sempre que foi possível, como forma de promoção de atitudes de proteção da natureza. 
Participam neste evento cerca de 400 professores da Europa, Canadá, Marrocos e Egipto para partilharem as boas práticas de cada país. 





domingo, 25 de junho de 2017

GALA DOS FINALISTAS


FESTA DOS FINALISTAS
O fim de tarde do dia 22 de Junho foi dedicado ao 4º ano. O programa foi muito rico e diversificado. Um filme sobre algumas vivências ao longo dos últimos anos, música em Inglês, uma imitação de uma aula pela aluna Luísa, músicas em flauta, baile, canções, atribuição de diplomas e hino final.
Agradecemos às Assistentes Operacionais, às estudantes estagiárias da Escola Secundária, aos professores (em especial à Lia e ao Miguel) e aos pais que colaboraram no desenvolvimento deste programa.

















MENSAGEM PARA OS FINALISTAS

Foram 4, 5, 6, 7 ou 8 anos de passagem pelo Centro Escolar de Vila Verde. Os alunos do 4º ano terminam um ciclo. Esta escola pretende contribuir fortemente para a formação dos homens e mulheres de amanhã. A nossa missão é promover o desenvolvimento cultural e intelectual, ensinar e também educar, sendo que a educação deve começar em casa.
Terminaram um ciclo, mas que levem com eles uma mensagem de amizade, de tolerância, mas de aposta num futuro melhor. O nosso concelho e o nosso país serão melhores com cidadãos cada vez mais reflexivos, mais determinados e mais responsáveis. Precisamos de grandes Homens para que possamos obter melhor progresso concelhio e nacional. Ao longo dos últimos quatro anos as Professoras destes alunos, também elas finalistas, Augusta, Cotilde, Liliana, Paula e Sandra para isso muito contribuíram pelo excelente trabalho que desenvolveram. Parabéns e um abraço de amizade para todos.


O Coordenador



FINALISTAS - VIAGEM A LISBOA


Nos dias 20 e 21 de Junho o quarto ano viajou até Lisboa. Foram dois dias com novas vivências, novas aventuras, mas também novos conhecimentos. 
No programa levavam a boa disposição e até alguma ansiedade. Visitaram os bastidores de um estádio, o Oceanário, Belém e Kidzânia onde tiveram a oportunidade de brincar aos adultos e aprender, de forma lúdica e interativa, aptidões para a vida real e de compreenderem o mundo dos adultos.
OCEANÁRIO DE LISBOA
JUNTO AO PANTERA NEGRA

KIDZÂNIA
 





PREPARADOS PARA O REGRESSO



quinta-feira, 15 de junho de 2017

FEIRA DE CIÊNCIAS – PRÉMIOS


TELMO PEREIRA DO 3º ANO DO CEVV, COM O CARRO RATOEIRA, OBTEVE O 1º PRÉMIO

No âmbito do concurso da Feira de Ciências, o júri, constituído pelo professor da Universidade do Minho, Paulo Varela (Presidente); a Vereadora da Educação da Câmara Municipal Vila Verde, Júlia Rodrigues; Associação de Pais, Raquel Cerqueira ; Director do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Alberto Rodrigues e Departamento de Ciências do Agrupamento, Luís Vaz, atribuiu três prémios (em vales de compras, patrocínio da Associação de Pais) aos três primeiros classificados e ainda dois diplomas de originalidade e outros dois de sustentabilidade.
1º. Prémio: Telmo Pereira (3º ano-CEVV)e Sérgio Pereira (Pai);
2º. Prémio: Rafaela Pereira (3º ano-CEVV) e Álvaro Pereira (Pai);
3º. Prémio: Beatriz Lopes (EB Barbudo) e Vitor Lopes (Pai);
Diploma de originalidade: Julião Silva (3º ano-CEVV) e José Silva (Pai);
Diploma de originalidade: Simão Costa e Telmo Costa/Dinis Costa (Pré-G3/3º Ano) e Ana Costa (Mãe);
Diploma de sustentabilidade: Maria Dias (3º Ano-CEVV) e Francisca Borges (Mãe);
Diploma de sustentabilidade: André Novo (4º Ano-CEVV) e Bruno Novo (Pai).

1º Prémio

2º Prémio

3º Prémio

Diploma de originalidade

Diploma de originalidade
Diploma de sustentabilidade

Diploma de sustentabilidade

FEIRA DE CIÊNCIAS NO CEVV

EXPOSIÇÕES, EXPERIÊNCIAS E CONCURSO
Decorreu no dia 14 de Junho, no Centro Escolar de Vila Verde (CEVV) uma Feira de Ciências, organizada pela Associação de Pais e pelo Agrupamento de Escolas de Vila Verde.
Pretendíamos com esta iniciativa, não só ajudar a desenvolver a curiosidade e, de forma divertida, promover a cultura e competências científicas, mas também envolver os pais, que em conjunto com os filhos, se apresentaram a concurso.
Os temas o ar, a água, a mecânica, a eletricidade e os sentidos foram tratados pelos vários anos de escolaridade do 1º ciclo e ainda pelo pré-escolar.
As escolas através de concurso (aluno e pai/mãe) apresentaram a concurso 24 experiências.
Para além destas exposições e experiências, o CEVV teve patente ao público uma “Viagem ao Centro da Terra” (Projeto do 4º ano, turma  A selecionado pelo consórcio Science on Stage, para representar Portugal, escalão 1º ciclo, a ter lugar no final do mês na Hungria), e ainda a exposição “Texto mediático de divulgação cientifica”, um Projeto de estágio da Universidade  do Minho desenvolvido na turma D do 2º Ano.
O balanço provisório desta feira foi extremamente positivo até porque já se começou a falar na próxima feira.
O Centro Escolar de Vila Verde, enquanto escola acolhedora, agradece a participação de outras escolas, aos pais / encarregados de educação que aderiram ao desafio e ainda aos elementos do júri pela tarefa difícil que tiveram na avaliação dos trabalhos e reconhece o importante papel da Associação de Pais nesta iniciativa.