terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


O Centro Escolar de Vila Verde assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na segunda-feira, dia 28 de Novembro, com a presença da artista Rita Silva.

O Centro Escolar preparou uma receção a esta artista, através de uma exposição de trabalhos alusivos à deficiência, que foram expostos no hall da escola. Para receber Rita Silva a turma C do 3º Ano recitou uma poema feito por eles e a turma C do 4º Ano cantou uma canção.

Após a receção, na Biblioteca do Centro Escolar, seguiu-se um workshop com a presença de alguns alunos de todas as turmas.

O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de Dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998 e pretende aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural.

O Centro Escolar possui desde 2008 uma Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita e serve os alunos dos agrupamentos de escolas do concelho e destina-se a melhor habilitar o contexto escolar para uma resposta educativa mais adequada às necessidades de alunos com problemáticas de incapacidade de menor incidência e maior gravidade.

Rita Silva (ou Rita Cuca) nasceu no Porto em 1984. Fez Licenciatura e Mestrado em Som e Imagem com especialização em Televisão e Argumento, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Exerce actualmente as funções de Provedor do Cidadão Portador de Deficiência, no concelho de Matosinhos. É uma pintora com deficiência que utiliza tecnologias para expressar a sua arte. Realizou várias exposições e tem diversas publicações.

domingo, 27 de novembro de 2011

“É tão bom ser diferente no meio de tanta gente”

Para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a turma do 1.º D realizou trabalhos de expressão plástica, telas pintadas com os pés, com a boca e com os olhos tapados que foram expostos no hall de entrada da escola.

Todos os alunos puderam testemunhar o quão difícil é pintar sem ser com as próprias mãos, mas todos concluíram que as pessoas que o fazem são verdadeiros artistas porque encontraram outras formas de o fazer.

É tão bom ser diferente no meio de tanta gente

1.º D do Centro Escolar



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Corta mato

No dia 22 de novembro, realizou-se a atividade do corta mato, tal como acontece todos os anos, no Agrupamento de Escolas de Vila Verde.

Todos os alunos do 4.º ano de escolaridade do agrupamento, foram convidados a participar.

Os alunos do Centro Escolar participaram e, globalmente tiveram uma excelente participação.

A aluna do 4.º A do Centro Escolar, Ana Mota, ficou a um lugar do pódio e o aluno Bruno Lima, da mesma turma, arrecadou uma medalha de melhor peitoral.

Parabéns a todos pela participação e espírito desportivo que demonstraram.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

"Corre, corre cabacinha"



A "História Andarilha" esteve no Centro Escolar.
As educadoras Paula e Maria João desta vez contaram-nos a história "Corre, corre cabacinha". É uma história popular portuguesa, recuperada pela escritora Alice Vieira.

Conta a história de uma velhinha que, a caminho da boda da sua neta, encontra um lobo, um urso e um leão que a querem comer. Consegue convencer os animais a esperarem-na no regresso a casa, e depois da cerimónia, a neta e a velhinha engendram um plano original para enganar os animais.

"Não vi velha nem velhinha,
nem velhinha, nem velhão.
Corre, corre cabacinha,
corre, corre cabação."

A atenção das crianças, durante o desenrolar da história, foi evidente. Todas ficaram deliciadas com a história, esperando pela próxima.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Feira de S. Martinho

Integrada na Festa do Outono do Centro Escolar desenvolveram-se algumas atividades ao longo dos últimos dias que culminaram com a Feira de S. Martinho, no dia 11 de Novembro.

Depois da realização de um Magusto tradicional, recolha e exposição de receitas onde a castanha é um dos ingredientes, ensaio de uma canção alusiva aos magustos e decoração do hall da escola com motivos de outono, no dia 11 de Novembro realizou-se uma pequena feira com os produtos que os alunos confecionaram ou trouxeram: compotas, marmeladas, ovos, produtos hortícolas, frutos, cereais, uma galinha e um pato, etc.

Decoradas a rigor, as bancas depressa se esvaziaram tal foi a afluência de público, familiares dos alunos e encarregados de educação. Estes participaram ativamente não só na confeção de alguns produtos, mas também no envolvimento de outras instituições como foi o caso da Associação Cultural e Recreativa de Marrancos que nos forneceu o famoso “caurdo de castanhas” que permitiu a sua degustação a alunos e demais visitantes. Obrigado não só Presidente da Direção, Sr. Abílio Ferreira, mas também à D. Júlia Silva que o confecionou… estava otimo.

A organização desta atividade esteve a cargo das turmas do 3º ano e do 2º ano, turma D, mas foram notórios a cooperação e o envolvimento dos educadores/professores titulares, professores das AEC e do pessoal não docente.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Palestra: Sistema Reprodutor

No passado dia 7 de novembro realizou-se uma palestra dirigida a todos os alunos do 3º ano do Centro Escolar sobre o tema: a Função Reprodutora. Esta palestra foi dinamizada por uma Encarregada de Educação de uma aluna do 3º C, cuja profissão é enfermeira.

Com esta atividade pretendeu-se explorar um conteúdo programático da área de Estudo do Meio, o Sistema Reprodutor, focando, paralelamente, conteúdos da educação sexual. Deste modo, a palestra permitiu promover aprendizagens significativas que despertaram no aluno a curiosidade intelectual, confrontando o saber pré-existente e o saber adquirido.

A mãe apresentou um powerpoint e um pequeno filme que suscitaram o interesse dos alunos, verificado pelo número de questões levantadas.


No final, o resultado foi bastante positivo e agradecemos à mãe da Margarida a oportunidade de desenvolver este tema, promovendo, também, a integração entre a escola e a comunidade.

Professora do 3.º C do Centro Escolar