sábado, 22 de maio de 2010

"Sá de Miranda por terras de Vila Verde"

"Sá de Mirante por terras de Vila Verde", foi um projecto que a Câmara Municipal levou por diante na semana de 17 a 23 de Maio. Esse projecto teve a colaboração de todos os Agrupamentos de Escolas do concelho.
No Centro Escolar foi organizada uma dança da época com alguns alunos do 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade. Depois de algumas pesquisas sobre as danças passou-se aos ensaios.
As actuações realizaram-se no dia 21, no Centro Escolar e também na tenda da feira do empreendedorismo, onde foi vista por algumas dezenas de pessoas.
Com todo o empenho dos alunos, o final não podia ser melhor. Dançaram com postura e encantamento, o que tornou a actividade muito positiva.

domingo, 2 de maio de 2010

"As Maias"

Todos os anos no primeiro dia de Maio, as pessoas fazem questão de arranjar o seu ramalhete de giestas amarelas para colocarem nas portas ou janelas e assim cumprirem a tradição.

Escreve Leite de Vasconcelos:
«(...) As Maias propriamente ditas constam de duas partes: o enramalhamento das portas e o Maio-moço. Tratemo-las em separado.
1- No primeiro de Maio, no Douro, Beira-Alta, Minho, etc. enfeitam-se as portas das casas com ramos de giestas amarelas, chamadas Maias.
O povo dá estes costumes duas explicações:

a) Quando a Virgem foi para o Egipto deixou pelo caminho muitos ramos de giesta para não se enganar na volta;

b) Quando Jesus Cristo nasceu, os judeus procuraram-no para o matarem, e, como soubessem que ele estava numa casa, colocaram-lhe à porta um ramo de giesta, afim de no dia seguinte o prenderem. Nesse dia, porém, todas as casas da povoação apareceram marcadas, e os judeus não puderam dar com ele.

Assim, no Centro Escolar, não deixando a tradição de lado, elaborou-se algumas "Maias" que se encontram em exposição.









sábado, 1 de maio de 2010

Encerramento da Feira do Livro

Nos dias 28, 29 e 30 de Abril realizou-se a feira do livro no Agrupamento de Escolas de Vila Verde.

Todos os alunos do agrupamento puderam visitar a feira do livro, assim como tiveram a oportunidade de comprar novos livros.

Assim sendo, os alunos do Centro Escolar visitaram a feira do livro, assim como participaram na festa de encerramento da Feira do Livro.

Desde a entoação de músicas, por parte das crianças do jardim de Infância, até à participação em danças, bandas de bombos, capoeira à declamação de poemas, por parte das crianças do 1.º ciclo, teve o aplauso de todos os presentes, comunidade educativa, no sarau da festa de encerramento da Feira do Livro.