domingo, 26 de fevereiro de 2017

NAMORAR PORTUGAL: CENTRO ESCOLAR DE VILA VERDE OBTEM 2º LUGAR NO CONCURSO DE ACESSÓRIOS


A participação do Centro Escolar de Vila Verde (CEVV) nos eventos Namorar Portugal terminou da melhor forma.
Depois da Leonor e o Vasco representarem muito bem o CEVV no Desfile de Moda no passado dia 14, no dia 25 o xaile apresentado a concurso de acessórios de moda obteve o segundo lugar. 
Este é o reflexo de todo o trabalho desenvolvido por esta comunidade educativa, onde, para além dos alunos, assistentes operacionais e professores, também as famílias se envolveram, contribuindo assim para uma maior projeção do CEVV, afirmando-o cada vez mais uma escola de referência.



Fotos retiradas do Jornal "O Vilaverdense"

OUTRAS NOTICIAS E IMAGENS:





terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

ASSEMBLEIA DE ESCOLA


Realizou-se no Centro Escolar de Vila Verde uma Assembleia de Escola constituída por alunos em representação das catorze turmas do 1º ciclo.
Pretendia-se refletir sobre os problemas de comportamento dentro e fora da sala de aula, sua influência na aprendizagem e estabelecer estratégias de combate ao mau comportamento. As intervenções foram objetivas e verificou-se até muito à vontade de alguns dos alunos
As conclusões são evidentes: A escola é um sítio em que todos devem ser felizes. Este espaço é de todos os alunos e todos o devem tornar melhor. É essencial que todos sejamos amigos uns dos outros e que o comportamento seja exemplar. O mau comportamento gera más notas. É importante que os alunos se concentrem e estejam atentos.
Presentes também como observadores, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo, a Casa do Povo de Vila Verde e a Presidente da Associação de Pais. Estes deixaram uma mensagem de esperança e de incentivo ao bom comportamento.





O DIA DE S. VALENTIM NOS PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA

  

Em articulação com a atividade “Semana da Amizade e do Amor”, os alunos do quarto ano do Centro Escolar de Vila Verde realizaram, na área curricular de inglês, vários postais, cartazes e desenhos com várias mensagens de amizade e afeto, em exposição na Biblioteca do respetivo estabelecimento. A atividade teve por objetivo dar a conhecer aos alunos as semelhanças e diferenças existentes na comemoração do dia de São Valentim, em Portugal e nos países de língua inglesa, bem como celebrar valores como respeito, afeição, respeito, amor e amizade. 

domingo, 19 de fevereiro de 2017

CIÊNCIA NA ESCOLA

1ª FEIRA DE CIÊNCIA


A Associação de Pais lançou um desafio aos pais dos alunos do 1º ciclo do agrupamento no sentido de participarem na 1ª Feira de Ciência. O objetivo é ajudar os alunos a desenvolverem curiosidades e, de forma divertida, promover a cultura e competências científicas. Pretende-se assim que constituam as respetivas equipas, planifiquem as experiências e, de acordo com o tema, as partilhem com a comunidade educativa na grande Feira de Ciência a realizar no dia 14 de junho, no Centro Escolar de Vila Verde (CEVV).
A Associação de Pais já adquiriu e depositou no CEVV algum material que pode ser requisitado pelos interessados. Organizem as vossas experiências!...




quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

SEMANA DA AMIZADE NO CEVV























      No âmbito das comemorações do mês do romance e do amor, o Centro Escolar de Vila Verde realizou algumas atividades a pensar nos alunos subordinadas ao tema do amor e da amizade. 
Dois alunos participaram no XIV Concurso Internacional de Criadores de Moda 2017, dinamizado e organizado pelo Município, com coordenados deslumbrantes que fizeram juz à reputação deste estabelecimento e que contou com a participação de toda a comunidade educativa.
  



 Em contexto escolar, os alunos escreveram cartas de amor e de amizade para colocar no “Correio de Amizade” que foram entregues aos destinatários no dia de S. Valentim.

 


A Biblioteca escolar, com a colaboração de alguns professores, impulsionou a realização do concurso “Troca um poema por um doce” alusivo à quadra festiva, aberto a todos os alunos. Esta atividade foi de enorme sucesso, uma vez que contou com a participação de quatrocentos alunos deste estabelecimento que mostraram afetos através da escrita de forma criativa e bastante original.







Ainda no dia de S. Valentim, os alunos do 2.º C receberam os restantes alunos na Biblioteca Escolar para recitar e dramatizar os poemas “O pastor” de Eugénio de Andrade, “Levava eu um jarrinho” de Fernando Pessoa e “História do senhor Mar” de Matilde Rosa Araújo. 





sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

SEMANA DA AMIZADE E DESFILE DE MODA


O Centro Escolar de Vila Verde está a desenvolver um conjunto de iniciativas alusivas à amizade, com realce para a participação no Desfile de Moda que se realizará no dia 14 de fevereiro, inserido na Gala Namorar Portugal.
O correio da amizade, a declamação de poemas de autores de renome nacional e ainda a troca de poemas por um doce, são outras iniciativas a decorrer com as quais se pretende promover relações de afeto na comunidade escolar e desenvolver competências na área da oralidade e da escrita.
Para estas atividades, as famílias foram envolvidas através da confeção de aplicações em crochê que foram utilizadas nos coordenados que serão apresentados no concurso de moda.
Com o correio da amizade os alunos poderão colocar as suas cartas de amor/amigo numa caixa de correio e no dia 14 as cartas serão entregues aos respetivos destinatários.
Um grupo de alunos do 2.º C irá visitar os vários espaços da escola, espalhando afetos com a declamação de poemas de grandes nomes da literatura portuguesa.
No próximo dia 14 de fevereiro, a Leonor, aluna do 3º ano e o Vasco do 4º ano vão participar no desfile do “XIV concurso internacional de criadores de moda 2017, “Lenços de Namorados: escritas de amor”, com dois coordenados totalmente confecionados na escola, com o envolvimento e colaboração das famílias.
O hall de entrada da escola foi decorado a rigor e enriquecido com a afixação do Mega Lenço de Namorados.
Estas são algumas atividades que mostram não só a dinâmica interna do Centro Escolar de Vila Verde, mas também o envolvimento externo, nomeadamente das famílias. 


 

FEIRA DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Ambiente Educativos Inovadores.

O Centro Escolar de Vila Verde esteve muito bem representada pelo grupo de alunos que dinamizou o espaço DGE Ambientes Educativos Inovadores, na 1ª Feira de Educação, Ciência e Tecnologia de Ponte de Lima. O Município de Ponte de Lima promoveu a I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia, onde se pretendeu dar a conhecer projetos na área do conhecimento. Nesta feira, os mais pequenos tiveram a oportunidade de realizar diversas experiências, em variadas áreas e tomar conhecimento das novas tecnologias da educação.
Os alunos que participaram pertencem a turmas de 3º ano, José Julião Silva, Leonor Sousa e Martim Barbosa, e a turmas do 4º ano, Leonor Barreto, Tomás Cerqueira, Gustavo Araújo e Mara Pinto, e foram acompanhados pelos Professores Jorge Gomes e Liliana Fernandes.
Estes alunos estão de parabéns pelo excelente trabalho e dinamismo! Souberam interagir com os colegas e visitantes, demonstrando todo o potencial e impacto que este tipo de espaços educativos pode ter na aprendizagem dos alunos. 
A sua opinião foi unânime, afirmando que "foi uma experiência única que pretendem repetir"! O contato com outros colegas, interagindo com ferramentas tecnológicas e educativas, foi realçado pelos alunos como um fator que em muito contribuiu para alargar e enriquecer o seu leque de aprendizagens. Uma excelente oportunidade de aprender e ensinar, com todo o espírito colaborativo revelado pelos alunos. Foi também uma oportunidade de fazer amigos novos, com quem estabeleceram uma excelente relação de camaradagem e cooperação, amizades que marcam e ficam!