domingo, 29 de janeiro de 2017

ARTICULAÇÃO-INTEGRAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO

No dia 27 de janeiro os alunos do 2º e do 3º ano de Centro Escolar de Vila Verde receberam as crianças do jardim de Infância da Loureira e do JI da SCMVV para uma sessão de integração.
O momento foi aproveitado para cada grupo apresentar uma cantiga dos reis e depois na sala de atividades foram realizadas algumas experiências relacionadas com a luz e sombras. A finalizar decorreu um lanche no refeitório, com a participação de todas as crianças dos Jardins der Infância e alunos do 1º ciclo.












quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

V ENCONT(R)O DE REIS

Realizou-se no pavilhão do Vade o V Encontro de Cantares dos Reis do Agrupamento de Escolas de Vila Verde que contou com várias escolas do norte do concelho e também do Centro Escolar de Vila Verde e onde não faltou um grupo de amigos, devidamente caraterizados para o evento.
Parabéns não só à Escola de Atães pela organização do evento, mas também a todas as escolas participantes. 








segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

CANTARES DOS REIS

O Centro Escolar de Vila Verde, à semelhança dos últimos anos, mais uma vez manteve a tradição e levou os Cantares dos Reis a algumas instituições e casas comerciais da sede do concelho.
O 1º ano passou na Escola Secundária, o 2º ano na Escola Profissional Amar Terra Verde e na Escola EB23 de Vila Verde e o 4º ano, para além da Câmara Municipal de Vila Verde e Junta de Freguesia, percorreu algumas ruas da vila com o objetivo de angariar alguns fundos para a visita de estudo a realizar no próximo mês de junho.

4º ano na Câmara Municipal com Presidente e Vereadores




2º ano na Escola Profissional Amar Terra Verde


 1º ano na Escola Secundária de Vila Verde

 2º ano na Escola Básica de Vila Verde

 4º ano na Junta de Freguesia com Presidente da Junta


quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

TUTORES DE ENERGIA NAS ESCOLAS


POR UMA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA...


A Agência de Energia do Cávado levou a efeito algumas sessões de sensibilização para todos os alunos do 1º ciclo do Centro Escolar de Vila Verde.
Estas sessões tiveram como objetivo sensibilizar para as boas práticas energéticas e envolveu mais de 300 alunos.


TUTORES DE ENERGIA DO 2º ANO

No dia dezoito de janeiro de dois mil e dezassete, os alunos do 2º C e D assistiram a uma palestra sobre “tutores de energia nas escolas” orientada pelo engenheiro Filipe da CIM Cávado.
Aprendemos formas de poupar energia, sobretudo na escola. Uma delas é que devemos, sempre que possível, desligar as luzes da sala e aproveitar a luz natural. Também devemos desligar os aparelhos eletrónicos quando não os estamos a utilizar.
Em casa, não devemos abrir muitas vezes seguidas a porta do frigorífico para não desperdiçar energia, não deixar a televisão ligada, tirar da tomada todos os carregadores de energia quando já não estão a ser utilizados, não deixar a torneira aberta nem a pingar…
Por fim, foi distribuído a cada aluno um folheto e um autocolante sobre algumas regras de poupança de energia. Com esta atividade, nós aprendemos a não desperdiçar energia para também podermos viver num planeta melhor.







Ação promovida por:

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

SEGURANÇA RODOVIÁRIA



A segurança rodoviária foi tema para uma sessão de sensibilização que a Brisa apresentou nesta segunda-feira, no Centro escolar de Vila Verde.
A Filipa e a Inês animaram as quatro centenas de alunos e deixaram uma mensagem de segurança muito útil para todos.







domingo, 15 de janeiro de 2017

VISITA DE ESTUDO AO CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DE GUIMARÃES


No dia doze de janeiro de dois mil e dezassete, as turmas A e C do segundo ano realizaram uma visita de estudo muito interessante ao C.C.V. de Guimarães.
A partida foi às oito e quarenta e cinco minutos no autocarro da Câmara Municipal de Vila Verde, e chegámos uma hora depois à cidade berço de Portugal.
Os monitores já estavam à nossa espera e, após o nosso lanche, dividiram os meninos por grupos. E lá fomos nós à aventura de experimentar e aprender matérias novas. Estivemos na sala da reciclagem, na sala da ponte, no túnel do sistema solar, na sala da robótica, no fonómetro para medir a intensidade da voz (onde todos gritámos tanto!), na casa inteligente, no setor da medição da temperatura corporal e por fim nas áreas das experiências sensoriais. 
Valeu a pena realizarmos esta visita. Foi uma manhã divertida, repleta de novos conhecimentos!