segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ARTICULAÇÃO/INTEGRAÇÃO ENTRE PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO

A articulação com o ensino pré-escolar da Santa Casa da Misericórdia e com o jardim de infância da Loureira aconteceu no dia vinte e oito de novembro.
As crianças dos jardins de infância foram recebidas por alunos do 1º e do 2º ano do CEVV e, para além do conhecimento da escola, na sala de aula foi realizada uma atividades baseada em conteúdos de Matemática, recorrendo também às Expressões Plástica e Musical. Todos realizaram um trabalho de geometria. 
Verificou-se um ambiente de partilha e entre ajuda nas crianças, aquando dos trabalhos produzidos. Houve também lugar a um lanche-convívio. A atividade decorreu com êxito.

A articulação entre as docentes da educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico do CEVV tem acontecido naturalmente no dia a dia através das atividades que constam do plano anual de atividades do Centro Escolar e ainda de várias atividades realizadas em torno das transições.   


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE




No âmbito da Semana da Floresta Autóctone de Vila Verde realizou-se no Centro Escolar de Vila Verde a iniciativa “Heróis de Toda a Espécie”, promovida pelo Município de Vila Verde em parceria com a REN – Redes Energéticas Nacional.
Participaram nesta iniciativa os alunos do 4º ano e pretendia-se sensibilizar para a proteção da biodiversidade, proteção da floresta e conservação de espécies animais e vegetais ameaçadas em vias de extinção.
Foi uma atividade muito interessante com uma participação atenta e animada dos alunos. Parabéns à REN pela forma elucidativa como apresentou, cativou e sensibilizou.





sábado, 12 de novembro de 2016

MAGUSTO E FEIRA DE S. MARTINHO

O Centro Escolar de Vila Verde mais uma vez cumpriu a tradição e realizou no dia 11 de novembro o tradicional magusto de S. Martinho.
S. Martinho não deixou de nos presentear com um dia de sol, permitindo a realização do magusto à maneira antiga com a pruma, carumba, faúlha, caruma… Algumas das castanhas foram gentilmente assadas nos fornos da pastelaria do Sr. Pimenta, a quem agradecemos.
Para além do magusto realizou-se uma feirinha com produtos hortícolas, frutos, compotas, doces, etc…
Ao longo do dia a Componente de Apoio à Família proporcionou uma exposição de cavaquinhos e ainda a animação musical com este instrumento de cordas.
Foi um dia onde se promoveu a participação da família e da comunidade local na vida da escola e um dia repleto de animação para as crianças da educação pré-escolar e alunos do 1º ciclo que tiveram a oportunidade de contribuir para o preservar e valorizar as tradições e os produtos locais.