sexta-feira, 20 de novembro de 2015

FESTA DO PIJAMA

No âmbito do tema de projeto previsto para o 1º período “Crescer com o outro”, a Festa do Pijama, uma atividade promovida pelo grupo do primeiro ano de escolaridade que envolveu toda a escola no dia 20 de novembro, marcou pela diferença. Foi notória a alegria manifestada pelas crianças por estarem na escola vestidas de maneira desigual, pelo “encher da alma” na angariação de dinheiro para ajudar crianças menos favorecidas e menos protegidas. Foram manifestos os sorrisos aquando da colocação dos desejos, expressos por todas as famílias nas fitas que formaram a “Teia dos Desejos”. Para culminar o dia em grande, a dança manifestou o entusiasmo e a dedicação dos nossos meninos em ajudar o próximo. 
Ficam os agradecimentos aos pais e famílias que contribuíram nesta causa tão nobre. O Centro Escolar de Vila Verde, com esta iniciativa vai transferir o valor arrecadado para a “Mundos de Vida”, pioneira no desenvolvimento do acolhimento familiar, no nosso país, já acolheu cerca de 100 crianças em famílias de acolhimento de qualidade que tem vindo, anualmente, a captar através do seu programa “Procuram-se Abraços”. 




 



domingo, 15 de novembro de 2015

Festa do Outono no Centro Escolar de Vila Verde


A Festa do Outono do Centro Escolar de Vila Verde envolveu uma diversidade de atividades sequenciais que se realizaram com a participação de toda a comunidade educativa e que integraram várias áreas curriculares.
Para a decoração do hall de entrada, as crianças dos dois níveis de ensino (pré e 1ºciclo) realizaram vários trabalhos de expressão plástica recorrendo a diferentes técnicas.
Em cada sala, os professores/educadores titulares de turma, desenvolveram com os alunos uma série de atividades que pretenderam valorizar as tradições locais, a participação da família e da comunidade local e sensibilizar para as questões ambientais.
Neste contexto, as famílias contribuíram com produtos da horta, com doces tradicionais (bolos, compotas, marmelada, doces,….) e com artefactos decorados a gosto.
A Festa culminou com a realização da Feirinha e com o Magusto, no dia 11 de Novembro.
A feirinha, aberta à comunidade, realizou-se no período da manhã e contou com uma forte adesão de toda a comunidade local, excedendo todas as expetativas.


Na parte da tarde, as crianças do Pré-escolar apresentaram uma dramatização da lenda de São Martinho para a comunidade educativa que surpreendeu toda a audiência e propiciou um agradável momento de partilha e de bem-estar.

O dia terminou com o tradicional magusto.