sábado, 21 de março de 2015

CHEGADA DA PRIMAVERA

PLANTAÇÕES, MÚSICA E LIVROS


O dia 20 de março, último dia de aulas do segundo período, foi dedicado a plantações de árvores, concerto e feira da Primavera e um dia aberto à comunidade.
Ao longo da manhã decorreu uma feirinha, organizada pelo quarto ano, com o objetivo de angariação de verbas para a viagem dos finalistas. Depois, no ginásio, realizou-se o “Concerto da Primavera” pela Orquestra Sinfónica da Academia de Música de Vila Verde.
As plantações alusivas ao dia da árvore realizaram-se ao longo da semana e o espírito de preservação e conservação do ambiente foi uma constante, pois os alunos trouxeram árvores, arbustos e flores. Estes dias foram ainda ricos em leitura pois também se realizou a Semana Interconcelhia da Leitura.

segunda-feira, 9 de março de 2015

CHICLÃO

Centro Escolar de Vila Verde apresentou o CHICLÃO. O CHICLÃO é um recolector de chicletes que tem como origem um dos brinquedos elaborados pelos alunos do 4º ano, um projeto que contou com o envolvimento dos pais. Este CHICLÃO reúne a reutilização de materiais e a aplicação de conhecimentos na área da robótica. 
Pretendemos com este projeto diminuir o impacto ambiental da poluição, estimulando o interesse dos alunos para a aprendizagem das ciências e para a cultura tecnológica e provocar a reflexão sobre a importância da separação e reutilização de materiais numa perspetiva de promoção da sustentabilidade do meio ambiente.











BALANÇO FINAL
Ao longo deste projeto, foram construídos brinquedos com materiais recicláveis onde houve o envolvimento dos pais/ EE. Proporcionou-se aos alunos momentos de reflexão sobre a necessidade da separação e /ou reutilização de materiais. Foram realizadas várias palestras com um artesão que surgiram como motivação dos alunos para início do projeto e outras palestras sobre a necessidade de se separarem os lixos. Para melhor perceberem o funcionamento do Chiclão foi realizado um Workshop sobre robótica. Como divulgação do mesmo foi também elaborado cartaz.