sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

FESTA DE NATAL 2014


A culminar o primeiro período letivo, realizou-se no Centro Escolar de Vila Verde a Festa de Natal 2014, este ano num horário compatível com a presença dos encarregados de educação que ocorreram em massa.
O ginásio estava repleto e pelo palco passaram os professores, assistentes operacionais e os alunos. A terminar o grupo de teatro Animatoches apresentou a peça “A Fisga e a Sombra”, comparticipada pela Junta de Freguesia de Vila Verde.
O Diretor do Agrupamento, o Presidente da Junta de Vila Verde e Barbudo, o Presidente e a Vereadora da Educação da Câmara Municipal também marcaram presença e deixaram votos de Boas Festas para todos.

CAMPANHA SOLIDÁRIA


O Centro Escolar de Vila Verde associou-se à Campanha Solidária que decorreu entre 25 de novembro e 15 de dezembro com o objetivo de promover nos alunos o espírito de solidariedade nesta época natalícia.
Assim foi efetuada a recolha de alimentos, roupa e brinquedos para a composição de cabazes de Natal para atribuir a famílias carenciadas do Agrupamento, iniciativa que ultrapassou largamente as expectativas.
Nesta campanha de recolha de bens esteve envolvida toda a comunidade escolar desta escola (professores, assistentes e alunos) e resultou na composição de 17 cabazes de Natal que estão a ser entregues a outras tantas famílias de alunos do Centro Escolar de Vila Verde.



segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PLANTAÇÃO DE CARVALHOS

ALUNOS DO CEVV PLANTARAM CARVALHOS
No dia 5 de dezembro os alunos das turmas B e C do quarto ano foram plantar carvalhos na freguesia de Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro.
Os 40 alunos do Centro Escolar plantaram cerca de uma centena de árvores antes de assistirem no Museu da Geira à apresentação do livro “Carvalho, a árvore de Portugal”, uma edição da ATAHCA.
Os alunos do CEVV participaram nesta atividade no âmbito do projeto Escola+Verde e foram desafiados a cuidar das árvores que plantaram e ainda  levaram uma bolota e as instruções para a plantarem em casa.

Visita de estudo ao Parque Natural da Peneda-Gerês

No passado dia seis de dezembro, os alunos das turmas do 4.º C e do 4.º B, realizaram uma visita de estudo à Serra do Gerês. A viagem foi feita de autocarro e a ida demorou cerca de uma hora.
 Quando chegamos foi-nos distribuído um saquinho com lanche que continha um bolo e uma garrafa de água. Também nos entregaram uma camisola que tinha desenhado à frente uma folha de carvalho ou uma bolota.


Começamos por subir um caminho no meio das montanhas. Chegando ao sítio desejado, ouvimos e vimos uma explicação de como se planta um carvalho e assim pudemos perceber a forma para realizarmos aquela acção sozinhos, só com a ajuda de um sachinho. 
Cada aluno das turmas ali presentes teve a oportunidade de plantar um carvalho e também teve a oportunidade de decorar o sítio onde plantamos o nosso carvalho, para que um dia, quem sabe, possamos mostrar aos nossos filhos e aos nossos netos o carvalho que plantamos na nossa infância!
Ao sairmos da Serra fomos a um museu onde nos foi apresentado um livro chamado «Carvalho, a Árvore de Portugal». No museu estava presente a autora do livro, a ilustradora do livro e outras pessoas, mas estas são as mais importantes. As senhoras explicaram-nos porque foi criado este livro, quem ajudou a realizá-lo e o que continha o livro.
No final as senhoras deram-nos um saco que tinha uma bolota para nós plantarmos, o livro, um lápis com um crachá e um esquema para elaborarmos um «quantos-queres». Todas as turmas tiraram uma fotografia e a da minha turma foi uma foto em grupo, mas claro à beira do senhor ou senhora bolota!
Divertimo-nos durante a viagem de regresso e por fim, um pouco depois das cinco horas e meia, chegamos à escola! Foi um dia em cheio, esperamos pela próxima visita!...

4º ano, turma C