quarta-feira, 30 de abril de 2014

OS MAIOS NO CENTRO ESCOLAR DE VILA VERDE

 


No âmbito do Plano Anual de Atividades do Centro Escolar de Vila Verde, toda a comunidade escolar se envolveu na elaboração de maios.

Com o objetivo de preservar ou recuperar tradições, todas as turmas fizeram o seu maio, utilizando materiais recicláveis, os quais constituem uma exposição que está patente ao público no átrio interior da portaria desta escola.



A origem desta tradição perde-se no tempo e as razões para este uso são diversas. Há quem o faça como símbolo da chegada da Primavera ou renascimento da vida vegetal; outros fazem os maios para dar as boas vindas ao mês de Maio, cheio de trabalhos para o agricultor, para que as vessadas lhe corram bem; outros colocam os maios para que o diabo ou as bruxas não entrem em casa. Subjacente a este costume existe a lenda das maias que ajuda a justificar esta tradição. Seja como for o importante é fazer renascer ou reavivar estas tradições.








LENDA DAS MAlAS
"Conta-se que certo dia andavam os judeus à procura de Jesus para O matarem e à noitinha, viram que Jesus se recolheu numa humilde casinha.
Então, para na manhã seguinte saber qual era a casa e O prenderem, colocaram um ramo de giesta florida no fecho da porta.
Ao amanhecer, como por milagre, todas as portas estavam enfeitadas com ramos de giestas. Os judeus ficaram desorientados e não conseguiram descobrir a casa em que Jesus estava. 
Por isso ainda hoje no dia 1º de Maio, há o costume de se enfeitarem as portas das casas com giestas, às quais se dá o nome de maias, por florirem em maio."

sábado, 5 de abril de 2014

MASCOTE DO REGIME DA FRUTA ESCOLAR (RFE)


“O Regime da fruta escolar (RFE) é uma iniciativa de âmbito europeu e que pretende, através da distribuição gratuita de 1 peça de fruta duas vezes por semana, reforçar as práticas alimentares mais saudáveis e capacitar as crianças e famílias para a adoção de competências que levem a um consumo de fruta em substituição por “lanches” de fraca qualidade alimentar”. (DGIDC)
                                                            

Com o objetivo de envolver os alunos e as escolas na implementação e sucesso do programa RFE, o Município de Vila Verde levou a efeito um concurso para a criação de uma Mascote. 
Cada agrupamento selecionou internamente apenas uma e no caso do Agrupamento de Escolas de Vila Verde a mascote criada pela turma A do 2º Ano, com a participação da turma B do 3º ano do Centro Escolar de Vila Verde foi a escolhida, pois obedece inteiramente aos critérios exigidos e até vai mais longe ao aplicar os motivos dos lenços de namorados através da utilização de materiais de desperdício. 
O júri de concurso decidirá brevemente qual a mascote do RFE do Município de Vila Verde.






PLENÁRIO DE ALUNOS NO CEVV


Biblioteca preparada para acolher o plenário de alunos
O Centro Escolar de Vila Verde realizou plenários de alunos para analisar os problemas de comportamento dentro e fora da sala de aula, sua influência na aprendizagem e estratégias de combate ao mau comportamento.
Pretendemos com esta iniciativa refletir sobre a influência do comportamento no aproveitamento numa perspetiva de valorização da escola que os alunos frequentam.
Os protagonistas do primeiro plenário foram os delegados e subdelegados de turma. Estes levaram as conclusões para a respetiva sala de aula e com o apoio do respetivo professor titular analisaram os resultados e apontaram estratégias de combate ao mau comportamento. As conclusões serão apresentadas aos Encarregados de Educação no início do 3º período.

Diretor do Agrupamento deu as boas vindas
Mesa que presidiu aos trabalhos

Delegados do 1º e 2º ano
Delegados do 3º e 4º ano






Presidente da plenário apresentou conclusões








.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

ARTICULAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO


No início de abril realizou-se mais uma atividade de articulação que envolveu as crianças da educação pré-escolar e alunos do 1º ciclo. Depois da atividades com as crianças do jardim-de-infância da Loureira e do Centro Escolar de Vila Verde, compareceram, como habitualmente, os três grupos do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde.
Esta atividade foi planificada com o objetivo de promover nas crianças da educação pré-escolar, expetativas positivas em relação ao 1º ciclo. A prioridade desta articulação centrou-se na motivação para aprendizagens na área da matemática, nomeadamente na resolução de questões matemáticas que envolvam números.
O balanço foi extremamente positivo conforme relato das educadoras presentes: “Todas as crianças participaram com entusiasmo. A exploração dos espaços foi uma das curiosidades das crianças, observaram com interesse o ambiente da sala, do refeitório e envolveram-se em brincadeiras no parque. A atividade desenvolvida nas salas foi o ponto alto da integração, uma vez que muitas das curiosidades que os finalistas do pré-escolar têm está relacionada com o interior da sala, nomeadamente o estar sentado, escrever no quadro e o interagir com o professor".
No 3º período a atividade de articulação será direcionada para um conhecimento mais em pormenor dos vários espaços do Centro Escolar de Vila Verde.








quarta-feira, 2 de abril de 2014

A BRINCAR E A JOGAR DESCOBRE COMO TE ALIMENTAR


Com o objetivo de fomentar o interesse das crianças para hábitos alimentares saudáveis e despertar para a necessidade da realização de uma alimentação equilibrada e racional, os jovens voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Braga, dinamizaram um jogo (tipo jogo da glória) subordinado ao tema: "Alimentação Saudável - A brincar e a jogar descobre como te alimentar". 
De acordo com a avaliação dos professores do 4º ano, esta foi uma tarefa muito bem conseguida. O jogo foi muito interessante e as perguntas e tarefas estavam adequadas à faixa etária dos alunos, que foram recordando as regras de uma alimentação racional e pondo à prova os seus conhecimentos sobre o tema.