sexta-feira, 28 de junho de 2013

D. JORGE ORTIGA VISITOU O CENTRO ESCOLAR

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, visitou o Centro Escolar de Vila Verde, no dia 27 de junho, no âmbito da Visita Pastoral que está a realizar à paróquia de Vila Verde.
A recebê-lo estava o Diretor do Agrupamento, Prof Alberto Rodrigues e outros elementos da direção, o Coordenador do Centro Escolar, Joaquim Cerqueira, e demais comunidade educativa.
Em período de férias para o ensino básico, coube aos mais pequenos do pré-escolar acolherem o Senhor Arcebispo com uma canção onde se elogiava a escola e todo o trabalho de aprendizagem envolvente.
O Diretor do Agrupamento saudou e agradeceu a visita e salientou a colaboração natural já existente entre a escola e a igreja.
D. Jorge Ortiga referiu que “…a Visita Pastoral é sempre momento de assegurar a certeza de que percorremos um caminho sublime. Trata-se de preparar verdadeiros homens e mulheres capazes de construírem uma sociedade mais justa e fraterna.
Congratulo-me com o ambiente que encontrei e quero assegurar que estarei “presente” nos momentos de festa ou de tristeza.
Que no “hoje” da história sejamos capazes de construir um “futuro” de esperança na fidelidade a um “passado” que nos identifica como cultura.”
Durante a visita ao Centro Escolar de Vila Verde, o Arcebispo Primaz teve a oportunidade de conhecer vários e diversificados espaços e valências, bem como tomar conhecimento da dimensão humana e das preocupações e objetivos do Centro Escolar de Vila Verde enquanto escola que pretende contribuir para a construção equilibrada da personalidade humana das crianças que frequentam este estabelecimento, bem como das preocupações em proporcionar aos encarregados de educação a segurança, tranquilidade e a obtenção dos melhores resultados escolares para os seus filhos.









 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

GALA CULTURAL ENCERRA ANO LETIVO

O Centro Escolar de Vila Verde encerrou o ano letivo com uma GALA CULTURAL que decorreu no dia 14 de junho a partir das 18:00 horas.
Cerca de cinco centenas de alunos passaram pelo palco e proporcionaram um espetáculo de variedades muito rico e diversificado fazendo jus à dinâmica desta comunidade educativa.
Canções dramatizadas, músicas, danças, coreografias, contos do Mundo… etc, fizeram parte do programa e porque se tratava de uma festa de final de ano também houve lugar à atribuição de diplomas aos finalistas da educação pré-escolar e aos alunos do 4º ano do 1º ciclo.
As expectativas foram ultrapassadas não só pela riqueza dos números apresentados, mas também porque os familiares dos alunos compareceram em massa e por isso o ginásio do Centro Escolar foi pequeno para acolher as cerca de mil e quinhentas pessoas.
Alunos com potencial, professores dedicados e assistentes operacionais empenhadas, na presença de inúmeros familiares dos alunos, permitiram uma Gala Cultural que ficará, por certo, na memória de todos.


PRÉ-ESCOLAR

1.º ANO

1.º ANO

2.º ANO

2.º ANO

2.º ANO


2.º ANO

2.º ANO

3.º ANO

3.º ANO
4.º ANO




quinta-feira, 13 de junho de 2013

FINALISTAS DO CENTRO ESCOLAR NO BADOCA E EM LISBOA

Os alunos finalistas do 4º ano do Centro Escolar de Vila Verde efetuaram uma viagem a Santiago de Cacém e a Lisboa nos dias 11 e 12 de junho.
No primeiro dia, ainda não eram seis horas e já os dois autocarros se dirigiam em direção ao parque natural Badoca Safari Park, onde ao início da tarde, o Rafting Africano proporcionou emoções fortes a bordo de um barco pneumático percorrendo cerca de 500 metros de águas turbulentas que circulam num ambiente recriado.
Seguiram-se depois outras atividades com realce para o Safari Aventura que durante uma hora, num trator com reboques, proporcionou uma explicação em pormenor e a observação de perto de alguns animais selvagens de diferentes espécies que coabitam em regime de liberdade.
O primeiro dia terminou na cidade de Almada, na Pousada da Juventude, onde depois do jantar a noite esperava o sono que em alguns teimava em não aparecer.
No dia seguinte, depois da travessia do Tejo no Cacilheiro, o Planetário serviu para olhar os céus e contemplar os astros.
Depois do almoço na Escola Paula Vicente a comitiva visitou o Museu da Presidência da República e jardins do Palácio de Belém e no restaurante Parreirinha da Centieira, perto da gare do Oriente, o lanche-ajantarado serviu de preparação para o regresso a Vila Verde onde a chegada ocorreu perto das 24horas.
Pelas auscultações recolhidas prevê-se que esta viagem ocasione nos alunos elevados reflexos positivos e momentos, que, por certo, ficarão na memória de todos.

Acompanharam os alunos do 4º ano as professoras titulares, Paula Santos, Iva Silva, Ivone Cunha e Sandra Ataíde, as assistentes operacionais Susana e Walkiria, o Coordenador do Centro Escolar, Joaquim Cerqueira, a professora Rosa Maria Marques, o Adjunto do Diretor, Armando Abreu, a Coordenadora do departamento, Angelina Vilaverde e ainda a representante da Associação de Pais, Maresol Araújo.