sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

EnCont®o de Reis 2013



O Cantar dos Reis é uma antiga tradição celebrada no dia de Reis. Durante a noite do dia 6 de Janeiro vários grupos de pessoas, utilizando pandeiretas, bombos, flautas, violas, etc, percorriam as ruas da aldeia, vila ou cidade dançando e tocando em procissões e cantavam às portas das casas invocando os reis Magos que visitavam o Menino Jesus. Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam os reis (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, presunto, morcela, etc.). Por comodidade, é hoje costume dar-se dinheiro, que irá servir para uso coletivo, principalmente quando o grupo é organizado para determinado fim.
Ao contrário dos cantares das Janeiras (músicas simples, habitualmente à volta de quadras simples que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores que contribuíram) e que se estendem até dia 6, Dia de Reis ou Epifania, os Cantares dos Reis prolongam-se durante todo o mês de janeiro.

O Centro Escolar de Vila Verde contribuiu, mais uma vez, para o preservar desta tradição enraizada na história do concelho. No dia 17 de janeiro vários grupos de alunos cantaram os reis em várias instituições da sede do concelho, pelas ruas da vila e na escola. Esta iniciativa insere-se no subtema "Crescer com o conto" do projeto do agrupamento “UM OLHAR À NOSSA VOLTA, DESCOBRIR E DIVULGAR”.


Pré-escolar na Escola Secundária de Vila Verde

Os finalistas dos quatro grupos do pré-escolar “levaram a tradição de cantar os Reis” à Escola Secundária de Vila Verde. Assim, aproveitando o intervalo da manhã, as crianças reuniram-se no hall da entrada desta instituição e cantaram para toda a comunidade educativa: alunos, professores e assistentes operacionais. No final, foram muito aplaudidos e convidados a cantar novamente num novo espaço, na sala dos professores.
A manhã correu bem uma vez que as crianças não só foram muito bem recebidas como cantaram e tocaram com muita mestria.  



1º Ano na Santa Casa da Misericórdia
O 1º ano deslocou-se à Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde. Foram recebidos pelo pessoal do jardim-de-infância e pelo Senhor Provedor. Aqui, os alunos tiveram a oportunidade de conviverem com colegas do ano letivo anterior e de visitar no Lar os mais idosos. Para uns e para outros os alunos do Centro Escolar cantaram os Reis e foram também presenteados com uma linda canção cantada pelos alunos da Misericórdia.


2º Ano na sede da Agrupamento
 


O 2º ano foi à sede do Agrupamento e a recebê-los estava o Presidente da CAP. Os alunos desejaram bom ano a todos os alunos, professores e assistentes operacionais, cantando e encantando no hall da receção, na sala de professores.


3º Ano na Rádio Voz do Neiva
O 3º ano procurou divulgar ainda mais esta tradição e na Rádio Voz do Neiva, num direto de Vila Verde, cantaram para um vasto auditório.


4º Ano na Câmara e centro da vila
 


Os reis e rainhas das turmas do 4.º ano deslocaram-se à Câmara Municipal e a vários locais de Vila Verde, habitações e espaços comerciais, no sentido de levar alegria, boa disposição e votos de bom ano. Para além de preservar as tradições da terra o 4º ano tinha também como objetivo a angariação de fundos para a viagem de finalistas.

Os Reis no Centro Escolar
 

 
 
 EnCont®o de Reis no Centro Escolar
No dia 24 foi a vez de outras escolas do Agrupamento se dirigirem ao Centro Escolar para realizarem o primeiro Encontro de Cantares dos Reis do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.
Para além da escola anfitriã, também as escolas do 1º ciclo de Barbudo, de Geme, de Esqueiros e ainda o Jardim de Infância de Loureira deixaram para a posteridade o desafio para a continuidade desta iniciativa nos próximos anos, tal foram elevados os reflexos positivos ocasionados em todos os participantes.

 EB1 de Esqueiros
 EB1 de Geme
EB1 de Barbudo