segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A ARTE E ENGENHO DE FIAR A LÃ


Os alunos do 1º ano tiveram a visita da D. Lurdes, avó da Carolina, que nos trouxe alguns dos seus “saberes”.

O tema do projeto para o 2º período é a “Arte e Engenho” e a D. Lurdes veio falar da arte de fiar a lã; tosquia, a sua preparação, fiar e … tricotar as meias. Aquelas, muito quentinhas!
Todos puderam tocar e mexer na lã, fusos, rocas, agulhas, meadas e…claro, nas meias!
Obrigada D. Lurdes e já esperamos ansiosos pelas próximas “Artes e Engenhos”.


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cantares dos Reis

Durante o mês de janeiro, os Cantares dos Reis no Centro Escolar, são uma atividade a cumprir.

A comunidade educativa, no sentido de reviver, preservar e valorizar esta tradição mobilizou-se. Depois dos ensaios realizados pelos diferentes grupos, na tarde do dia 17 de janeiro, apresentaram as suas cantigas, não esquecendo de desejar um bom ano a todos os presentes, alunos, assistentes operacionais, professores e encarregados de educação.

Para além de se realizar a atividade no espaço escolar, foram várias as turmas que “levaram os reis” a muitos locais de Vila Verde. Assim, metade dos alunos da educação pré-escolar, foram ao Diretor do Agrupamento; duas turmas do 1º ano à Santa Casa da Misericórdia e as outras duas à APPACDM de Vila Verde; duas turmas do 3º ano estiveram na Rádio Voz do Neiva; duas turmas do 4º ano cantaram os reis à Câmara Municipal e colaboradores, e depois, tal como as outras duas turmas do 4º ano, traçaram um duplo objetivo: preservar a tradição e angariar fundos para a visita de estudo dos finalistas. Estiveram envolvidos nesta jornada mais de 300 dos 450 alunos do Centro Escolar.

Testemunhos dos diferentes grupos

“No passado dia 19 de janeiro os alunos do 1ºA e 1º B foram Cantar os Reis aos nossos amigos da APPCDM.

Foi a pensar "Na diversidade, uma oportunidade" e procurando manter viva a tradição desta região que se decidiu visitar esta instituição. Muita cantoria de ambas as partes e não menos interessante, apesar da crise, muitas guloseimas.”

“No passado dia dezanove de Janeiro, os alunos das turmas do 1ºC e 1ºD estiveram na Santa Casa da Misericórdia a cantar as janeiras.

Foram gentilmente recebidos pelo senhor provedor Bento Morais, que conduziu as crianças em visita pelos aposentos desta casa.

Os nossos meninos presentearam os mais pequenos com três canções alusivas à época, que retratam de forma inequívoca os costumes de tempos idos com arte e engenho. A alegria das crianças foi muita ao reviverem os sítios onde passaram parte da infância. Também, estas crianças, se congratularam, ao cantar para os mais idosos, que os esperavam com grande satisfação e retribuíram com cantares de janeiras. A emoção foi grande!

Os alunos e professoras agradecem tão amável receção.”

“No dia dezanove de janeiro, as turmas do 2ºC e do 2º A do Centro Escolar de Vila Verde foram de autocarro realizar uma visita à Biblioteca Municipal.

Na Biblioteca, fomos recebidos pelo Diretor e funcionários, aos quais saudamos entoando uma canção de Reis.

De seguida, o senhor Diretor iniciou a visita pelos vários espaços existentes na Biblioteca.

Em primeiro lugar, visitamos o local destinado aos livros de literatura infantil e juvenil, a sala destinada aos adultos que tinha muitos livros, abordando vários temas. Depois, fomos ao Salão Polivalente, no qual observamos uma exposição sobre as obras reproduzidas de Picasso. Também visitamos a sala Multimédia, tendo-nos sido explicado o seu funcionamento. O sr. Diretor falou da existência de uma sala com livros e materiais em Braille para os Invisuais, e que é orientada pelo sr. Abílio Guimarães, que nos explicou como funciona.

Seguidamente, fomos à Sala dos Sonhos, que fica situada no sótão da Biblioteca, que se destina à dramatização de histórias e depois fomos ver um filme sobre os Smurfs muito engraçado.

Finalmente, descemos e cantamos novamente a canção de Reis como forma de agradecimento pela forma como fomos recebidos.

Nós gostamos imenso de realizar esta visita, pois ficamos a conhecer melhor o funcionamento de uma Biblioteca.”

“No dia 19 de janeiro, as turmas A e D do 3º ano do Centro Escolar de Vila Verde, foram à Rádio Voz do Neiva, cantar os reis.

A canção escolhida foi:" Olha a estrela " e tratou-se de uma adaptação daquela que os alunos cantaram na escola aos colegas.

Esta atividade realizou-se com o intuito de preservar as nossas tradições e está inserida no subtema deste período:" Arte e Engenho ".

Os alunos gostaram muito desta possibilidade de cantar em direto para todos os ouvintes da rádio e também de conhecer as suas instalações e estúdios aqui na sede do concelho.”

“Foi com muito entusiasmo e alegria que as turmas do 4ºB e 4ºD, se deslocaram à Câmara Municipal de Vila Verde, para mais uma vez cumprirmos uma tradição que devemos preservar. A receção nesta autarquia foi muito calorosa. Os alunos, professores e assistente operacional, foram muito elogiados pela sua atuação.

Estas duas turmas, também entoaram a mesma canção de Reis no centro da vila em espaços comerciais, num clima de alegria, percebendo-se que esta é uma atividade a repetir.”

“Os reis e rainhas das turmas do 4.º ano A e C, deslocaram-se a vários locais de Vila Verde, habitações e espaços comerciais, no sentido de levar alegria, boa disposição e votos de bom ano. A realização desta atividade serviu para preservar as tradições da terra e ainda, para a angariação de fundos para a viagem de finalistas.”

Será uma atividade com todas as condições para se repetir no futuro, dados os reflexos positivos ocasionados em todos os elementos da comunidade educativa.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Alunos do 3. º ano conhecem património local

As turmas do 3º ano do Centro Escolar de Vila, visitaram no âmbito do estudo do Passado do Meio Local, a Igreja Velha de Vila Verde, situada no Lugar da Carvalhosa.


Pudemos observar nesta igreja de proporções modestas construída no século XVIII, uma arquitetura religiosa com uma planta simples, constituída por uma nave, capela-mor e por uma torre sineira. A igreja tem uma porta retangular, a eixo, sem qualquer tipo de moldura, no seu interior pudemos observar várias pinturas existentes no altar e também em quadros expostos nas paredes. Os alunos revelaram imensa curiosidade por tudo aquilo que observavam e até pelo cheiro que revelava a sua antiguidade.

Os alunos do 3ºA


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O 1º ano fez uma visita à Póvoa de Varzim

Os alunos do 1ºano do Centro Escolar visitaram o Museu Municipal Etnográfico e História da Póvoa de Varzim.

Esta visita inseriu-se no tema em estudo durante o presente ano letivo: saberes e tradições do povo.

Os alunos, tiveram a oportunidade de ter apreciado aspectos ligados ao modo de vida do povo, quer no trabalho no trabalho, quer nas lides domésticas.

Participaram ativamente num teatro de marionetas onde se procuraram retratar as tradições populares da época natalícia.

Conheceram e tocaram vários instrumentos musicais e cantaram alguns dos cânticos tradicionais das “Janeiras”.