sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Festa do Outono

No dia 28 de outubro, comemorou-se no Centro Escolar a "Festa do outono".
Na sala de aula, os alunos elaboraram trabalhos alusivos à época. Vários trabalhos de expressão plástica, foram realizados para embelezar a escola. Recolha de receitas, cujo o ingrediente principal, é a castanha, confeção de doces com frutos da estação e ainda a elaboração de cartuchos, onde os alunos colocaram as castanhas assadas.

Com a contribuição, por parte dos pais e encarregados de educação, de castanhas e caruma, foi possível, como é habitual, a realização do magusto, neste dia de festa.
Fez-se uma grande fogueira com a caruma e as castanhas a assar. Depois de prontinhas, foram distribuídas por todos os alunos. Deliciados, os alunos viveram um dia de festa bastante divertido.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Encontro com a escritora Inês Vinagre

A escritora de literatura infanto juvenil Inês Vinagre esteve presente na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela.
Convidada pela vereadora da Educação Dr.ª Júlia Fernandes, para comemorar o dia do concelho, assinalando o 156.º aniversário do município de Vila Verde, apresentou a sua última obra editada "O Homem da Nuvem Escura".

Para a apresentação, foram convidados os alunos do 4.º ano de escolaridade do Centro Escolar de Vila Verde. Tiveram a oportunidade de colocar questões à escritora, questões essas ligadas à obra. Momento esse, que se tornou animado e divertido, devido à espontaneidade das crianças.
A escritora, durante o encontro, não deixou de ressalvar que "a melhor aprendizagem para escrever é a leitura", apelando assim, aos alunos para terem hábitos de leitura.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação

Na 6ª feira, dia14 de Outubro as quatro salas da pré do Centro Escolar, comemoraram o dia da alimentação com a projeção, na biblioteca, de um powerpoint com a história “O patinho que não comia legumes”.

Esta atividade teve como principal objetivo o desenvolvimento de competências ao nível do Conhecimento do Mundo, como a identificação e o reconhecimento dos alimentos saudáveis, e a importância que têm no nosso desenvolvimento. No final todos cantaram uma canção alusiva ao tema, com coreografia.

As educadoras do Centro Escolar.

Alunos confecionaram doces de outono

Os alunos do 3º ano, turma D do Centro Escolar, no dia 14 de Outubro, confecionaram marmelada e doce de abóbora, com a ajuda de algumas mães.

Na cozinha da nossa escola, todos vestidinhos a rigor para estar na cozinha e acima de tudo cheios de vontade e alegria por meterem as mãos na massa, isto é dizer, partindo e descascando os frutos escolhidos e trazidos pelos alunos, para a confeção dos doces.

Ouvindo com atenção as receitas que as mães tão bem conhecem, desde os ingredientes até à sua preparação e anotando nos cadernos para poderem partilhar com toda a nossa família e amigos.

Depois de tudo nas panelas foi só deixar no lume o tempo necessário e no final deitá-los nos recipientes adequados. Claro está que primeiro teve de passar na prova dos novos chefes de cozinha que com muito agrado aprovaram tamanhas iguarias!

Esta atividade enquadra-se no subtema do Projeto Curricular do Agrupamento "Saberes e sabores de Vila Verde".

3º Ano, Turma D


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Festa das coheitas

Os alunos do 1ºA, na impossibilidade de visitar a Festa das Colheitas durante o tempo letivo, como estava programado, fizeram o trabalho de casa e foram visitar a referida efeméride durante o fim de semana. Aqui estão alguns registos que o documentam.





Professora Marília Silva

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia do Animal – 4 de Outubro

As turmas do 1º ano do Centro Escolar estiveram na biblioteca a ouvir a história “O Grufalão”, de Julia Donaldson - PNL.

Os alunos estiveram muito atentos, interessados no enredo do conto que tinha como personagens alguns animais da floresta e um animal de imaginação – o Grufalão.

É uma história muito engraçada e o entusiasmo foi grande pois todos participaram no reconto.

Já em sala de aula os alunos abordaram e debateram o tema “O respeito pelos animais”.


As professoras do 1.º ano do Centro Escolar