quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ainda a viagem de finalistas...

 Tal como referimos, aguardávamos a foto dos finalistas do 4º ano com o Presidente da República que finalmente chegou…
Aqui ficam mais algumas.


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Centro Escolar em Lisboa - finalistas com o Presidente da República

Os alunos finalistas do 4º ano do Centro Escolar viajaram até Lisboa no dia 20 e no dia 21 foram recebidos pelo Senhor Presidente da República Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.

Após a visita ao Museu o Senhor Presidente da República deu-nos a honra de receber os alunos do Centro Escolar.

“Vocês são de Vila Verde…tenho Vila Verde sempre na memória. Nunca mais esquecerei a bandeira humana que fizeram no vosso Centro”. Foi desta forma que o Presidente se dirigiu ao grupo começando por perguntar quem tirou AA, AB ou BB nas provas de aferição.

Entregamos ao Senhor Presidente o Boletim Cultural de Vila Verde, o livro “Lenços de namorados, novas escritas de amor”, uma imagem do Santo António com os motivos dos lenços de namorados. Cavaco Silva referiu que não possuía e que o iria colocar na secretária do seu escritório e, a propósito dos motivos dos lenços, disse “tenho o prazer de tomar café numas chávenas com os desenhos dos vossos lenços”.

A terceira oferta foi um álbum de fotografias que retratam a suas visitas a Vila Verde. “Que belo álbum… está aqui um excelente trabalho. Muitos parabéns”. Esfolheando-o foi relembrando algumas passagens: “em Vila Verde fiz um discurso para vós”; “…e plantei um carvalho (visita à EB23 do Pico). Ainda não o deixaram morrer, pois não? Vocês não se esqueçam de o regar”. “Que belo álbum... a minha mulher vai ficar maravilhada com este álbum.”

Por fim, o Presidente desejou “boa viajem de regresso” e referiu: “vocês podem dizer que estiveram com o Presidente da República poucos momentos após a tomada de posse do novo Governo.” Depois ainda houve tempo para uma fotografia em conjunto que aguardamos.

Viagem de Finalistas

Os alunos finalistas do 4.ºano do Centro Escolar, viajaram até Lisboa nos dias 20 e 21 de Junho.

No dia 20, segunda-feira, as horas foram poucas para a visita ao Zoo e travessia do Tejo até Cacilhas. A pousada de Almada, voltada para o Tejo e para a cidade de Lisboa, com uma vista deslumbrante, acolheu as quatro turmas. Depois do jantar a noite foi única e de expectativa, de dormir ou não dormir… para a maioria seria a primeira vez que iam dormir fora de casa. Apesar de tudo, todos dormiram algum tempo como dizia um deles: “só dormi meia hora, não tinha sono…”

No dia seguinte a zona histórica de Belém e o Planetário foram as primeiras visitas e, após o almoço na EB23 Paula Vicente, o Museu da Presidência da República e o Pavilhão do Conhecimento completaram o programa.

Foram dois dias muito preenchidos, onde o espetáculo dos golfinhos, no Zoo, o Planetário e o contacto com o Senhor Presidente da República foram os pontos altos desta viagem que, pelos comentários recebidos, se tornará inesquecível para a maioria dos finalistas.

sábado, 18 de junho de 2011

GNR no Centro Escolar



Como objectivo de tentar aproximar mais as populações da Guarda Nacional Republicana, no passado dia 17 de junho, a GNR, Comando Territorial de Braga, fez deslocar ao Centro Escolar várias equipas de intervenção: Equipa de trânsito; Grupo de intervenção e ordem pública; Grupo de intervenção cinotécnico; Unidade especial de operações subaquáticas e Escola segura.



Os instrumentos utilizados pela equipa de intervenção e ordem pública e a equipa cinotécnica muito cativaram os alunos. A deteção de drogas e explosivos e as motos foram, talvez, as demonstrações que mais entusiasmaram os espectadores…



Esta actividade foi solicitada, no âmbito do trabalho de “envolvimento parental” realizado no grupo 2 do pré-escolar. Sendo esta atividade muito enriquecedora, a mesma foi alargada a todas as turmas do Centro Escolar, partilhando assim uma manhã diferente num ambiente de aprendizagem significativa e motivadora.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Resultados do sorteio

A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, promoveu a venda de rifas no Centro Escolar, a fim de angariar parte da verba necessária para o passeio de finalistas 2011.
Os números premiados são:

1.º Prémio: 1 GPS - n.º 1117

2.º Prémio: 1 MP4 - n.º 1500

3.º Prémio: 1 Kit - n.º 0669

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia Mundial da Criança

O Centro Escolar de Vila Verde, no dia 1 de Junho de 2011 comemorou o Dia Mundial da Criança com uma sessão de cinema no Braga Parque, em Braga. Foram reservados 470 lugares e os alunos foram distribuidos por duas salas de cinema e assistiram ao filme “As Aventuras de Sammy: A passagem secreta”, duração cerca de 88m.

A personagem do título é uma simpática tartaruga marinha que logo ao nascer se perde de suas centenas de irmãozinhos. E vê-se obrigada a desvendar, quase sozinha, as maravilhas e os desafios da vida. Pelo caminho, duas outras tartarugas marcarão definitivamente a trajetória de Sammy: o amigão Roy e a encantadora Shelly. Na sua jornada ela testemunha as consequências do aquecimento global, assim como as principais alterações que a presença do homem está causando em nosso planeta.

Os alunos foram transportados para Braga em autocarros alugados pelas Juntas de Freguesia de Vila Verde e da Loureira.

Na parte de tarde a Componente de Apoio à Família desenvolveu inúmeras actividades com os alunos do 1º Ciclo ou Pré-escolar.

Foi um dia inesquecivel e com novas experiências para muitos alunos.