terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

EXPOSIÇÃO “LENÇOS NA TELA”

O Centro Escolar de Vila Verde inaugurou no dia 22 de Fevereiro, às 15:00 horas, a exposição “Lenços na Tela”. Os trabalhos em tela desta mostra foram elaborados pelos alunos do 1º ciclo e foram aplicados diversos motivos e mensagens dos lenços de namorados.

Paralelamente também foram expostos poemas originais da autoria dos alunos, alguns dos quais serviram para enriquecer a tela da turma ou concorreram ao concurso promovido pela Câmara Municipal, “Lenços de Namorados: Novas escritas de amor”.

Na presença de toda a comunidade educativa e outras entidades locais, esta exposição foi inaugurada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e Director do Agrupamento de Escolas e abrilhantada com um concerto pela classe de violoncelos da Academia de Música de Vila Verde.


Na abertura da sessão o Coordenador do Centro Escolar de Vila Verde, Joaquim Cerqueira, realçou que “esta iniciativa surge na sequência da Bienal da Escola que decorreu em 2010 e cujo balanço apontava para a continuidade. Inicialmente direccionado para alunos do 3º e 4º ano, este projecto alargou-se também ao 1º e 2º ano através das actividades de enriquecimento curricular e os lenços de namorados foi o tema escolhido”. Salientou ainda que “está bem patente nos trabalhos em exposição a originalidade e a forte articulação que foi implementada na ligação da tradição com a inovação e modernidade” e referiu que “ainda não tínhamos nada do género em Vila Verde: depois da aplicação dos motivos dos lenços no tecido, no barro, na doçaria e na madeira (esta última introduzida pelo Ensino Recorrente e Extra-escolar, em 2006), surge agora a tela como suporte para a divulgação desta tradição e ex-líbris de Vila Verde”, adiantando que «este é o ponto de partida para outros projectos”.

Presente na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, referiu: “Cada vez que cá venho, levo sempre boas recordações. Saúdo a vossa veia artística” e salientou ainda que “esta é uma prova de que se pode pegar na tradição e utilizá-la para aprender”.

Por sua vez a Vereadora da Educação, Júlia Fernandes, na sua intervenção enalteceu a qualidade dos trabalhos expostos, além de garantir que “será lançado um livro que abarcará todas as escritas protagonizadas pelos alunos para esta ocasião”, e relembrou “a mensagem de afecto característica dos Lenços e que faz cada vez mais sentido nos dias que correm” e a finalizar, com alguma emoção referiu: “Vila Verde tem verdadeiros artistas. Continuem a criar coisas lindas”.

No mesmo tom, o Director do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Dr. António Amaro, realçou “a veia artística da comunidade escolar”. E salientou que também é orientação do projecto educativo, possibilitar que cada um “expresse o seu talento nas mais diversas áreas” e deixou o repto para que as artesãs locais “aproveitem e concretizem as ideias lançadas hoje pelos alunos”.