sexta-feira, 26 de março de 2010

Festa da Primavera

O Centro Escolar no último dia de aulas deste segundo período esteve em festa.
Os alunos terminaram trabalhos alusivos à Páscoa e à Primavera, visitaram a exposição de telas sobre os elementos da Natureza, plantaram árvores nos jardins da escola e até tiveram a oportunidade de assistir a um espectáculo de pequenos aviões.
Apesar de não parecer um dia de Primavera, viveu-se este dia com alegria e espírito de partilha e amizade.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Árvore amiga

A turma do 3.º C realizou uma actividade subordinada ao Dia da Árvore.
Brincando com palavras, fizeram um acróstico colectivo.

Palestra sobre o dia da Francofonia

Realizou-se no dia 23 de Março, na Biblioteca do Centro Escolar, uma palestra sobre a língua francesa e a francofonia com orientação da Professora Lurdes, do departamento de línguas da EB 2 e 3.

Estiveram presentes os alunos do 4.º ano que assistiram a uma projecção multimédia tendo sido sensibilizados para aspectos sociais, culturais e recreativos daquele país.

O evento foi um êxito tendo havido uma viva participação dos alunos.


segunda-feira, 22 de março de 2010

A Árvore das Histórias


Na Sexta-feira, dia 19 de Março, com o intuito de celebrar o Dia da Árvore e o Dia do Pai, a Biblioteca Municipal convidou uma turma do Centro Escolar e os alunos finalistas do jardim-de-infância da Misericórdia de Vila Verde para participar na actividade denominada, A árvore das Histórias.

Foram lidas várias histórias sendo interlocutores a educadora Lurdes Maia, da Biblioteca Municipal e alunos do 4.º C, o José Ferreira, a Jéssica Pinheiro e a Jéssica Oliveira, representando o Centro Escolar.

Este evento pretendia promover o interesse pelos livros e pela leitura nas crianças, através do contacto com a expressão oral, na vertente do conto.

A Senhora Vereadora da Educação e Cultura, da Câmara Municipal de Vila Verde, Professora Júlia Fernandes, esteve presente felicitando as crianças dos dois estabelecimentos de ensino.

Dia da Francofonia


De 22 a 26 de Março encontra-se na Biblioteca do Centro Escolar a exposição organizada pelo grupo disciplinar de Francês que pretende comemorar o Dia da Francofonia, com o objectivo de motivar os alunos para a língua e cultura francesas e articular com os diferentes níveis de ensino, estreitando as relações entre os vários estabelecimentos que compõem o Agrupamento.

domingo, 21 de março de 2010

Chegou a Primavera


A estação mais bonita do ano acabou de chegar!
É nesta época em que a Natureza se transforma, tornando-se mais bela e harmoniosa.
O verde é predominante.
Das árvores renascem as folhas e as flores, os animais mostram-se às populações e provêm de vários lugares.
Como é linda a PRIMAVERA!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia do Pai


Cerca de 4000 anos atrás, um jovem rapaz chamado Elmesu desejou a seu pai babilónico, boa saúde e uma vida longa, pela escultura de um Dia do Pai. Mensagem escrita numa placa feita de barro.

Ninguém sabe o que aconteceu com Elmesu, ou ao seu pai, mas a tradição de ter um dia especial em homenagem aos pais tem continuado ao longo dos anos nos países em todo o mundo.

Os países onde a Igreja Católica tem influência significativa na cultura da sociedade, o Dia do Pai é comemorado no dia de S. José, dia 19 de Março, tal como acontece em Portugal. Assim faz-se uma homenagem especial a todos os pais do mundo.