sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Associação de Pais do nosso Agrupamento oferece livros à Biblioteca do Centro Escolar


A Associação de Pais do nosso Agrupamento, na pessoa do seu Presidente José Perez, ofereceu livros à Biblioteca do Centro Escolar no valor de 150,00 euros.
Estes livros vão ser disponibilizados para todos os alunos e professores do 1.º Ciclo e Jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.
A comunidade educativa agradece tão louvável gesto e empenho que se enquadra no seu projecto, mais vasto, de parceria e colaboração com todos os níveis de ensino.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Reis na Câmara Municipal de Vila Verde.

No dia 18 de Janeiro as turmas do 3ºB e 3ºC cantaram os Reis na Câmara Municipal de Vila Verde.
Estiveram presentes no evento o Sr. Presidente da Câmara, Dr. António Vilela e a Vereadora da Educação, Dr.ª Júlia Fernandes.
Os alunos, de forma bastante empenhada e entusiástica, deram o seu melhor ao cantar os Reis para tão ilustres presenças, que ouviram, e também entoaram, com satisfação tão alegre cantar.
A canção tradicional “Tlim, tlim, tlim, tlão”, editada em CD pelo Grupo Folclórico de Vila Verde, foi seleccionada por alunos e professores após um estudo realizado sobre o Património Histórico Local, nomeadamente da história do Grupo Folclórico de Vila Verde.
As professoras Ana Maria Melo e Alda Vilaverde Pinto

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Saude Escolar

Palestra

No dia 12 de Janeiro tivemos visitas na nossa sala.

Uma senhora enfermeira e uma psicóloga falaram-nos sobre a higiene corporal, higiene oral e como fazer uma boa alimentação.

Foi muito divertido e muito interessante!

No fim vimos dois filmes sobre a higiene oral. O primeiro foi sobre o Dr. Dentolas que deu a volta ao mundo à procura de sorrisos bonitos. O segundo foi sobre um menino chamado Tiago que queria saber porque é que era necessário lavar os dentes.

Foi uma aula muito interessante e aprendi coisas novas.

Alice, 3ºC


Cantar os Reis

Como é tradição nesta altura do ano, os alunos cantaram os Reis no Centro Escolar.
Elaboraram as suas coroas de Reis, ensaiaram a música, e distribuídos por diferentes grupos, cantaram a todos os elementos da escola.
Todos os intervenientes sentiram alegria e entusiasmo em participar nesta actividade tradicional, tendo sido também convidadas as crianças da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Estamos no Inverno!!


Brrr... Que frio!!
Estamos no Inverno.
Vamos andar, lado a lado, com esta estação até Março. Na companhia da chuva, do vento, do frio e do mau tempo, o que nos obriga a ficar em casa, junto das lareiras.
Embora tenha começado no dia 21 de Dezembro, veio para ficar até 21 de Março e, pelos vistos, em força porque o mau tempo, instalou-se de norte a sul do país.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Uma história de reis

Os Reis Magos

Os Reis Magos fazem parte das tradições Natalícias em quase todos os Países da Europa.

Conta-se que os Reis Magos vieram do Oriente para conhecer o Menino Jesus.

O nome dos três Reis são: Gaspar, Baltazar e Belchior.

Dizem as lendas que eles eram muito ricos e sábios. Eles sabiam que um dia havia de nascer um Menino que seria o Salvador do Mundo e que nesse dia apareceria no céu uma estrela muito brilhante. Quando essa estrela brilhante apareceu no céu, eles puseram-se a caminho e foram até Belém.

Ofereceram ao Menino Jesus ouro, incenso e mirra . O ouro este representa a Sua nobreza; O incenso representa a divindade de Jesus; A mirra é uma erva amarga e simbolizava o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra, enquanto salvador da Humanidade, também simbolizava Jesus enquanto homem.

Festeja-se o dia de Reis no dia 6 de Janeiro e uma das tradições é o Bolo Rei.


A lenda do Bolo-Rei

Quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.
Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.
Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo-rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal.
Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.

No dia de Reis recordamos os três Reis Magos, Sábios do Oriente que vieram desde as suas terras até à humilde gruta de Belém, sempre seguindo uma estrela diferente das outras.
Montados em seus camelos, eles procuravam um Menino que sabiam ser o Salvador do Mundo, para O adorarem e Lhe oferecerem as prendas que traziam: ouro, incenso e mirra.
Um chamava-se Gaspar, que significa "o que vai com amor"; o outro chamava-se Belchior, que significa "o que vai suavemente"; e o terceiro chamava-se Baltasar, que significa "o que obedece à vontade de Deus, humildemente".
No Dia de Reis, é importante oferecermos nós também uma simples prenda a quem amamos.
Não é preciso darmos coisas caras ou complicadas.
Uma flor do campo, um desenho, um beijo, um sorriso... talvez sejam as prendas que os nossos pais, ou os nossos avós, ou os nossos amigos mais apreciem.
Há pequeninos gestos de ternura que dizem mais do que todas as palavras do mundo.

Fonte: "O Livro do Natal" de Maria Alberta Menéres