sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Festa de Natal

Realizou-se no Centro Escolar de Vila Verde a Festa de Natal com diferentes actividades.
Os alunos assistiram a uma peça de teatro, actuação realizada pelo grupo de teatro amador de Vila Verde. Foram entoadas canções de Natal, por um grupo de alunos e entregues os prémios aos vencedores do corta-mato, realizado pelo Agrupamento de Escolas de Vila Verde.
Receberam também, a visita da escritora Maria do Céu Nogueira, que teve a oportunidade de apresentar algumas das suas obras.
Por fim, não podia deixar de estar presente o Pai Natal, que distribuiu os presentes por todos os meninos do Centro Escolar.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Decorações de Natal

Nesta quadra Natalícia, o Centro Escolar está decorado a preceito.
Todos contribuíram para os diferentes enfeites e diversas decorações, desde alunos, professores, educadoras e funcionários.
Que linda que ficou a nossa escola!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Presidente da Câmara no Centro Escolar

O Sr. Presidente da Câmara de Vila Verde esteve no Centro Escolar para desejar a todos os alunos, educadoras, professores e funcionários um Feliz Natal.
Para além dos votos, ofereceu a todas as crianças, um pequeno presente de grande utilidade.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Decorações de Natal

Os alunos dos 2.º C, D e 3.º anos, juntamente com as suas famílias elaboraram figuras alusivas ao presépio.
De tantas ideias originais, o resultado só podia ser excelente!
Vejamos tais obras de arte:

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Pequenos Exploradores

Aqui estamos nós, alunos do terceiro ano do Centro escolar, para partilharmos com os nossos visitantes uma aula interessantíssima de Ciências Experimentais.

“Ovos aos Pulos” - é mesmo verdade!

A nossa experiência de descalcificação do ovo permitiu observarmos ovos aos pulos.

É simples basta colocar um ovo em vinagre durante vinte e quatro horas e a casca do ovo fica mole e o ovo aumenta de volume, permitindo-lhe dar pequenos saltitos.





Experiência: Ovos aos Pulos (6)


Colocar 100 ml de vinagre em dois copos.

No terceiro copo, deitar 100 ml de água.

Fazer um desenho, com lápis de cera (ou verniz), num dos ovos.

Com muito cuidado para não o partir, colocar o ovo pintado num dos copos com vinagre. Atenção: Algum líquido pode sair por fora.

Colocar um ovo em cada um dos outros copos. Atenção: Algum líquido pode sair por fora.

Verificar se os ovos estão completamente mergulhados. Se não estiverem, acrescentar vinagre ou água, conforme o caso, até ficarem completamente cobertos.

Deixar os copos num local seguro e fresco durante 24 horas.

Após as 24 horas, retirar os ovos dos copos e observar. Deixa cair de uma altura pequena (cerca de 5 cm) o ovo não pintado que estava em vinagre.


O que acontece...

O ovo que ficou em água está na mesma, enquanto que o ovo não pintado e que ficou em vinagre parece uma bola de borracha e já não tem a casca dura. Se o deixarmos cair de uma altura pequena, ele pula.

O ovo pintado continua com a casca dura nas partes onde estava o desenho mas o resto ficou mole.


Porquê?

Sugestões: Faz esta experiência, utilizando outros materiais para tentar proteger a casca do ovo (lápis de cor, canetas de feltro, etc.). Não te esqueças de apontar tudo.


Esperem por mais uma semana e normalmente à Sexta-feira lá acontece mais uma sessão das Ciências Experimentais.


Plano Nacional de Leitura

No âmbito do Plano Nacional de Leitura as turmas do 3º ano, do Centro Escolar de Vila Verde, realizaram diversas leituras de textos e contos muito interessantes. Contudo, quiseram partilhar com os visitantes deste blogue alguns trabalhos que elaboraram sobre o livro “Albertinho e Sua Avó”, de Lígia Bastos.

Todas as Sextas – feiras os alunos redobraram as suas atenções para as aventuras endiabradas que este menino faz e a história que mais adeptos teve foi “A Família Gripe”, que afectou o Albertinho e contagiou os alunos com imensas gargalhadas. História relacionada com o nosso tema de Projecto “Prevenir para resistir. Dos bons hábitos se faz Saúde”.

Aqui estão algumas fotografias de trabalhos realizados e aguardem por outros, porque já iniciámos a leitura do segundo livro…


Trabalho individual




Trabalho de grupo


Fantoche da personagem principal - Albertinho