domingo, 25 de outubro de 2009

Espectáculo Equestre

O 4.º A e B realizaram uma actividade muito interessante. Visitaram um Centro Equestre e assistiram ao um espectáculo.
Aqui vai o resumo da actividade que a Maria Alice do 4.º B redigiu.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Há poetas e compositores no Centro Escolar de Vila Verde

A turma do 4º D, no passado dia 15 de Outubro, desenvolveu uma experiência de aprendizagem, num ambiente de grande entusiasmo, sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação na promoção da prática da leitura e da escrita.

Efectuaram a interpretação do texto “Lavo as minhas mãos”, de Inês Pupo e Gonçalo Pratas, no site da biblioteca de livros digitais.

Inspirados pelo conto, os alunos, transformaram-se em poetas e compositores e elaboraram quadras sobre a temática da Gripe A e criaram a letra da canção denominada: “Os patinhos prevenidos” - adaptação da música: “Os patinhos” à temática da Gripe A.

Produziram ainda, um painel sobre os procedimentos a adoptar para prevenir a propagação do vírus H1N1.

No final da actividade, publicaram os frutos do seu trabalho, no mesmo site dos livros digitais.

Deste modo, a Língua Portuguesa serviu de charneira para o desenvolvimento da temática da Gripe A, assunto ligada ao tema do Projecto Curricular de Turma: “Crescer de forma saudável”.

Esta experiência de aprendizagem foi igualmente fundamental para demonstrar que no sec. XXI, os computadores, para além de serem uma ferramenta de trabalho indispensável, são também instrumentos com os quais se faz tudo o que é possível imaginar.

Aqui ficam algumas fotos e a letra da música para aguçar o “apetite”!




“Os patinhos prevenidos”


Todos os meninos
que querem evitar

não ficar doentes
e o vírus apanhar.

Lavar bem as mãos
com água e sabão

é a melhor receita
p’ra acabar com o “papão” (H1N1).

Pais, mães ou avós

eu devo alertar
sobre as formas de contágio
p´rá Gripe A não apanhar.


Música: Os patinhos


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O SIMULACRO DE UMA EVACUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Como é que o 4.º C fará no caso de evacuação de emergência?

Hoje, na escola, fizemos o simulacro de uma evacuação de emergência.

Isso é muito vantajoso porque se houver um sismo, um incêndio ou outro acidente grave já estamos preparados e sabemos o que fazer.

Estávamos nós a analisar o crânio do Esquível (o nosso esqueleto), quando... Prrrrriiim, a marota da Márcia se lembrou de apitar. Era um plano dos nossos professores para termos um treino de uma evacuação do nosso corredor.

Logo que ouvimos o apito, fomos todos bem depressa em direcção à porta da sala. Alguns colegas não arrumaram as cadeiras e algum deles podia ter tropeçado e ter-se magoado, mas felizmente isso não aconteceu.

A Joana devia ter segurado a porta da sala, mas não o fez e a Marina devia manter a porta das escadas aberta, mas também não o fez.

Descemos as escadas e alguns alunos não agarraram o corrimão, como estava combinado. Podiam tropeçar e cair e serem pisados por outros colegas. Dirigimo-nos então para um local seguro do recreio, onde os professores nos puseram numa roda e apontaram o que tinha corrido menos bem.

A boa notícia é que conseguimos evacuar cinco turmas em pouco mais de dez segundos!

Quanto ao resto, na próxima vez iremos corrigir o que esteve mal.Com mais treino nós melhoramos e, numa situação de emergência, já saberemos como devemos agir.


Xavier, Luís, Catarina, Marisa e Carlos

Alunos do 4º Ano C